O Hospital e Maternidade Santa Isabel, instituição filantrópica, responsável pelo atendimento a pacientes do SUS, particulares e de convênios de Jaboticabal e microrregião receberá mais R$ 500 mil de recursos de emenda parlamentar apresentada junto ao Ministério da Saúde para o programa Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) no primeiro semestre de 2020.
Os recursos serão utilizados para o pagamento de serviços de fornecedores, assistência técnica em softwares, serviços de lavanderia hospitalar, e esterilização e higienização de enxovais e rouparia. Itens que fazem parte do custeio do Hospital.
O valor foi uma conquista do vice-prefeito do município, Vitório de Simoni, por meio de indicação do Deputado Federal Baleia Rossi (PMDB-SP). Vitório foi recebido no anfiteatro do HMSI no dia 20 de fevereiro. Ele falou sobre os recursos para colaboradores e gestores do Hospital, em participações distintas, nos três turnos de trabalho da instituição.
“Quando o deputado Baleia Rossi entrou em contato comigo consultando sobre qual entidade mereceria a destinação de recursos, indiquei imediatamente o Hospital e Maternidade Santa Isabel, porque sei o trabalho sério que é desenvolvido por esta Santa Casa. Já tive a oportunidade de fazer parte do Conselho Fiscal como contador e reconheço o trabalho relevante que é prestado ao paciente SUS.”
Em maio de 2019, o HMSI já havia recebido R$ 200 mil de emenda parlamentar obtida graças ao empenho do vice-prefeito junto ao Deputado Baleia Rossi. O recurso foi empregado na aquisição de autoclave (equipamento fundamental para a esterilização dos instrumentos cirúrgicos), monitor cardíaco multi parâmetro e cama para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
“Os novos recursos atendem ao que está estabelecido no plano de trabalho elaborado pelo Hospital e aprovado junto ao gestor municipal de saúde. Trata-se de um reforço de caixa muito importante para que o HMSI continue cumprindo sua missão institucional de assistência à saúde da população”, destaca o provedor, o médico Luiz Eduardo Romero Gerbasi.
Filantropia
O Vice-prefeito Vitório de Simoni foi um dos responsáveis pela obtenção do selo de Filantropia atribuído ao HSMI em maio de 2017.