Em tempos de Pandemia de Covid-19, os profissionais da área de saúde são paramentados com Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como máscaras, luvas, toucas entre outros, para prevenir o contágio do vírus.
Assim, aqueles profissionais que estão na linha de frente, mesmo mantendo uma relação próxima e diária, muitas vezes nunca foram realmente vistos pelos seus pacientes, que não enxergam suas expressões de sorriso, preocupação… Isso vem dificultando a conexão entre quem cuida e quem é cuidado.
A partir desta constatação, o Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI, implantou crachás humanizados. Cada crachá traz o sorriso do profissional de saúde. Assim, pacientes de todas as unidades do Hospital passarão a poder identificar quem cuida deles, por trás de todo o aparato de proteção. O que é considerado pelo coordenador hospitalar, Dr. Jeyner Valerio Júnior como um avanço na humanização da assistência: “os epis, que são fundamentais, acabam escondendo as expressões e sentimentos do profissional que está tão próximo do paciente. O novo crachá, certamente encurtará distâncias, dando um rosto para quem está atrás da máscara. A proposta é humanizar ainda mais o tratamento e fazer com que o paciente sinta alívio e confiança ao conhecer o rosto de quem está cuidando dele”, salienta o médico.
Médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, maqueiros, nutricionistas, auxiliares de limpeza e os diversos integrantes que compõem o quadro do hospital – especializado no tratamento da Covid-19 – começam a receber a identificação, que mostra um dos principais “remédios” para o tratamento contra a doença: o sorriso.
Além da foto, cada profissional pode inserir no crachá uma frase motivacional inspiradora, que também pode ser compartilhada com o paciente. Não se trata de um crachá qualquer de identificação, mas sobretudo de uma forma de acolhimento
A sessão de fotos com os profissionais do HMSI aconteceram no período de 17 a 19 de fevereiro e abrangeram colaboradores de todos os turnos.