Mostrar Aviso Skip to main content

Hospital e Maternidade Santa Isabel passa a oferecer cirurgia para tratamento de hérnia de disco por videoendoscopia

By 6 de março de 2023Notícias

Um homem de 72 anos, com dor intensa na região lombar e também na coxa e perna provocada pela compressão do nervo ciático e que estava há cerca de um mês sem conseguir andar, foi o primeiro paciente submetido a cirurgia para retirada de hérnia de disco realizada por meio de videoendoscopia no Hospital e Maternidade Santa Isabel.

A cirurgia pioneira, considerada uma técnica moderna e minimamente invasiva, foi realizada pela equipe do médico Vitor Casagrande, na manhã de 22 de dezembro de 2022. Desde então mais cinco cirurgias do tipo foram realizadas pela equipe.

Com uma hora e trinta minutos de duração o procedimento cirúrgico foi considerado um sucesso: o paciente teve alta hospitalar apenas quatro horas depois da cirurgia, andando e já com grande alívio das dores.

“A hérnia de disco é uma enfermidade com alta incidência na população, e pode estar relacionada a uma predisposição genética, má postura, sedentarismo, alimentação inadequada e também ao tabagismo. A cirurgia para hérnia de disco por videoendoscopia é um procedimento minimamente invasivo e que proporciona diversas vantagens ao paciente. Além do tratamento de hérnia de disco, pode ser indicada para estenose (estreitamento) do canal vertebral e outras patologias específicas da coluna”, explica o médico.

Por ser um método menos traumático, trouxe avanço ao tratamento cirúrgico da coluna: realizado através de uma pequena incisão na pele, é mais seguro, promove menor sangramento, apresenta baixa taxa de infecção, e assegura alívio rápido da dor, permitindo que o paciente retorne mais rapidamente às suas atividades.

Na segunda quinzena de janeiro, um outro procedimento foi realizado utilizando a mesma tecnologia, também alcançando sucesso. “O Hospital e Maternidade Santa Isabel oferece toda a estrutura para realização, além dos recursos humanos necessários.”, afirma Dr. Vitor. No HMSI, a cirurgia ainda não está disponível para pacientes SUS, mas já pode ser contratada por planos de saúde e por pacientes particulares.

Compartilhar

Leave a Reply