O receio da infecção pelo novo coronavírus tem impactado diretamente os estoques dos bancos de sangue. Com medo da contaminação, as pessoas têm doado menos durante a Pandemia. O resultado é uma redução nos estoques de sangue disponíveis no Hemocentro de Ribeirão Preto, alerta a hematologista do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dra. Sarah Cristina Bassi, médica do HMSI e da Unimed Jaboticabal.
O Hemocentro é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados para hospitais de toda a região, inclusive para o Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Jaboticabal.
A médica explica que o Hemocentro adota protocolos sanitários rígidos para evitar a contaminação pelo coronavírus e permitir que tanto novos doadores como os regulares doem de forma segura.
“Existe todo um cuidado que é feito com distanciamento, higienização, agendamento para que não haja excesso de pessoas. As cadeiras estão separadas ou isoladas para que as pessoas fiquem longe uma das outras.”, afirma a médica.
A situação dos estoques de sangue pode ser acompanhada diariamente no site do Hemocentro de Ribeirão Preto. No dia 28 de agosto, por exemplo, os tipos sanguíneos com maior defasagem entre o número de bolsas de segurança e o número de bolsas em estoques eram o O negativo e o O positivo. Das 341 bolsas de sangue de segurança necessárias para o tipo O positivo, o Hemocentro só dispunha de 103 bolsas.
Serviço
HEMOCENTRO RIBEIRÃO PRETO
Rua Tenente Catão Roxo, nº 2501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço)
Telefone para doação de sangue: (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.
Horário de atendimento para doação de sangue: – de segunda a sexta-feira das 7h às 13h sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.
POSTO DE COLETA
Rua Quintino Bocaíuva nº 470 – Centro, RIBEIRÃO PRETO
Telefone: (16) 3610-8929/ 3610-5822 Horário de atendimento: – de segunda a sábado das 7h às 12h30 – domingos – fechado (o atendimento é feito na unidade do campus da USP)