Com estoques baixos, Hemocentro precisa de doação de sangue, alerta hematologista do Hospital e Maternidade Santa Isabel

By 31 de agosto de 2020Notícias

O receio da infecção pelo novo coronavírus tem impactado diretamente os estoques dos bancos de sangue. Com medo da contaminação, as pessoas têm doado menos durante a Pandemia.  O resultado é uma redução nos estoques de sangue disponíveis no Hemocentro de Ribeirão Preto, alerta a hematologista do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dra. Sarah Cristina Bassi, médica do HMSI e da Unimed Jaboticabal.

O Hemocentro é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados para hospitais de toda a região, inclusive para o Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Jaboticabal.

A médica explica que o Hemocentro adota protocolos sanitários rígidos para evitar a contaminação pelo coronavírus e permitir que tanto novos doadores como os regulares doem de forma segura.

“Existe todo um cuidado que é feito com distanciamento, higienização, agendamento para que não haja excesso de pessoas. As cadeiras estão separadas ou isoladas para que as pessoas fiquem longe uma das outras.”, afirma a médica.

A situação  dos estoques de sangue pode ser acompanhada diariamente no site do Hemocentro de Ribeirão Preto. No dia 28 de agosto, por exemplo, os tipos sanguíneos com maior defasagem entre o número de bolsas de segurança e o número de bolsas em estoques eram o O negativo e o O positivo. Das 341 bolsas de sangue de segurança necessárias para o tipo O positivo, o Hemocentro só dispunha de 103 bolsas.

 

Serviço

HEMOCENTRO RIBEIRÃO PRETO

Rua Tenente Catão Roxo, nº 2501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço)

Telefone para doação de sangue: (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.

Horário de atendimento para doação de sangue: – de segunda a sexta-feira das 7h às 13h  sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.

 

POSTO DE COLETA

Rua Quintino Bocaíuva nº 470 – Centro, RIBEIRÃO PRETO

Telefone: (16) 3610-8929/ 3610-5822 Horário de atendimento: – de segunda a sábado das 7h às 12h30 – domingos – fechado (o atendimento é feito na unidade do campus da USP)

Compartilhar

Leave a Reply