Atendimento em parto de urgência evidencia qualidade da equipe da Maternidade do HMSI

By 13 de fevereiro de 2019Notícias

Todos os dias, o Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza, em média, cerca de dois a três partos. São por volta de 70 nascimentos todos os meses, mais de 800 por ano. Na maioria das vezes, a rotina acompanha o trabalho da equipe da Maternidade, com situações de indução ao parto normal, horas de espera, pedidos por anestesia, entre outros lugares-comuns do momento do parto, sempre no interior das instalações do hospital.

Na madrugada do dia 5 de fevereiro, no entanto, a rotina deu lugar à urgência. A Danyelle Eduardo foi trazida de carro ao estacionamento do hospital já em trabalho de parto, com a bolsa rompida.

De prontidão para atender inclusive este tipo de situação de urgência, nossa equipe da Maternidade, liderada naquele momento pela médica ginecologista e obstetra Dra. Danielle Miguel, com o apoio da enfermeira Priscila Ribeiro, se encaminhou à portaria do hospital e fez o parto no local.

A rapidez no deslocamento e atendimento à gestante foi fundamental para que o bebê recebesse os cuidados necessários desde o primeiro momento, ainda que a situação fosse inusitada. O bebê nasceu saudável, com mais de três quilos e meio, e foi submetido a todos os exames e procedimentos de atendimento inicial padrões para novos nascimentos.

E a dedicação demonstrada pela equipe repercutiu nas redes sociais e virou notícia. “A médica Doutora Danielle, diante da situação, desceu às pressas, fez os procedimentos e acabou de socorrer, juntamente com a enfermeira Priscila, que juntas cuidaram da criança, da mãe, dos procedimentos”*, relata um dos comentários nas redes sociais.

“Cortou o cordão, retirou o bebê e a placenta ali mesmo. Muita gente ficou em volta do carro, vendo a pronta ação da médica. Foi lindo, emocionante ver o cuidado dela com a criança, nosso pequeno Pedro”*, reforça outro depoimento.

Programa Melhor Parto

O Hospital e Maternidade Santa Isabel é pioneiro no país na implantação da metodologia do Projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. O Programa Melhor Parto transformou a realidade dos nascimentos em Jaboticabal, com partos humanizados e mais próximos dos parâmetros científicos de segurança para gestantes e bebês.

“A implantação do Programa Melhor Parto padronizou procedimentos e trouxe o conceito do parto humanizado para nossas gestantes. Mesmo assim, situações inesperadas acontecem, mas nossa equipe está sempre de prontidão para atender esse tipo de demanda”, afirmou o coordenador do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dr. Jeyner Valério Júnior.

“O parto humanizado é uma conquista do nosso hospital para as gestantes da nossa cidade. É muito importante que o acolhimento, na hora do nascimento, seja feito da melhor forma possível. E mesmo em situações extremas, nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem está preparada para agir”, reforça o Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi, provedor da Irmandade de Misericórdia.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza todos os partos que acontecem em Jaboticabal, sejam eles pelo SUS (a maior parte), planos ou particulares. O Programa Melhor Parto aumentou a porcentagem de mulheres que dão à luz via parto normal – antes, quase 100% dos nascimentos eram feitos via cesárea.

*Depoimentos publicados originalmente pelo Jornal Cidades Online    
Compartilhar

Leave a Reply