Como várias outras instituições de saúde associadas à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, além de hospitais particulares, o Hospital e Maternidade Santa Isabel também vive uma situação crítica e corre o risco eminente de desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação.
Tratam-se de produtos farmacêuticos como bloqueadores neuro musculares e sedativos, entre outros, essenciais para os casos graves de covid-19, em que o paciente precisa ser intubado. Sem esses fármacos, não é possível manter de forma satisfatória o paciente intubado dificultando a chegada de oxigênio aos pulmões nesses que são os quadros mais críticos da doença.
Por medida administrativa do Ministério da Saúde, hospitais e governos estadual e municipal ou instituições privadas não podem adquirir esses insumos diretamente dos fornecedores.
O Hospital e Maternidade Santa Isabel informa que, nesse momento, apesar da situação crítica, os pacientes estão sedados adequadamente. Caso a situação de desabastecimento persista, a instituição avalia a possibilidade de fechar leitos para atender adequadamente aqueles pacientes que estiverem sob responsabilidade do Hospital.
O objetivo do HMSI é evitar o pânico das famílias que têm pacientes internados na instituição e, sobretudo, alertar a população para que mantenha o distanciamento social e adote com seriedade os protocolos de segurança.