Representantes da Unimed Limeira visitam Hospital e Maternidade Santa Isabel

By 7 de agosto de 2018agosto 27th, 2018Melhor Parto, Notícias

O Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) recebeu, no dia 19 de dezembro, a visita de representantes da Unimed Limeira, que também compõem o corpo profissional do hospital da cooperativa na cidade. Eles vieram conhecer os progressos e experiências do Programa Parto Adequado, implantado em 2012 pela Unimed Jaboticabal e HMSI.

Estiveram presentes à visita os médicos obstetras Marco Antonio Lopes Lima e Sandra Maria Destefani Rossi, além das enfermeiras obstetras Jaqueline Teles Darós e Mônica Sacilotto. Eles foram recepcionados pelo coordenador do HMSI, Jeyner Valério Júnior, e pelo provedor da Irmandade de Misericórdia e diretor superintendente da Unimed Jaboticabal, Luiz Eduardo Romero Gerbasi.

“Viemos conhecer o Hospital e Maternidade Santa Isabel porque estamos no processo de implantação do projeto no hospital da Unimed Limeira. Aqui foi feito o primeiro modelo, e é a base do parto adequado. Viemos pegar um pouco da experiência daqui para ajudar a promover as mudanças em nossa cidade”, afirmou Marco Antonio Lopes Lima.

Durante a visita, a equipe da Unimed Limeira conheceu toda a estrutura da maternidade, suítes do parto e demais alas do setor. Depois, participou de uma reunião para troca de experiências com o coordenador do HMSI e com o diretor superintendente da Unimed Jaboticabal.

Também participaram da reunião grande parte da equipe da Maternidade do HMSI: Thais Mantovani Bernardo (médica obstetra coordenadora da Maternidade), Renata Assirati (Qualidade/Humanização), Luara de Carvalho Barbosa (obstetriz), a enfermeira Priscila Ribeiro, a enfermeira obstetra Nadia Cristina Thomaz e a assistente social Iara Nascimento Pereira.

Projeto Parto Adequado

O projeto Parto Adequado é um modelo inovador e viável de atenção ao parto e nascimento que valoriza o parto normal e reduz o percentual de cesarianas desnecessárias.

Foi inspirado e desenvolvido a partir da experiência do HMSI de Jaboticabal. Posteriormente a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, passaram a disseminar essa metodologia para todo o país.

Como já citado, o Hospital e Maternidade Santa Isabel foi o primeiro do país a implantar o projeto, em 2012, atualmente transformado em programa permanente, sendo ele referência para demais instituições de saúde em todo o Brasil.

Compartilhar

Leave a Reply