Hospital e Maternidade Santa Isabel passa a oferecer dois novos leitos de UTI covid para pacientes SUS

By 16 de junho de 2020Notícias

O Hospital e Maternidade Santa Isabel de Jaboticabal passa a oferecer dois novos leitos em sua Unidade de Terapia Intensiva – UTI exclusivamente para atendimento a pacientes com Covid-19 do Sistema Único de Saúde – SUS.
Os novos leitos do HMSI devem ser habilitados pelo Ministério da Saúde para tratamento da Covid-19. Nesta terça-feira, dia 16 de junho, já foram informados no Sistema Cross – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, que otimiza a oferta de leitos entre os municípios que integram a Direção Regional de Saúde XIII de Ribeirão Preto, da qual Jaboticabal faz parte.
Agora a UTI do HMSI totaliza sete leitos destinados a pacientes SUS para tratamento da Covid-19. Para a implantação dos novos leitos, o Hospital recebeu na última sexta-feira, 12 de junho, dois ventiladores pulmonares da marca Biovent, fabricados na Turquia, essenciais para tratar pacientes com insuficiência respiratória e fundamentais para o tratamento de pacientes com quadros graves da Covid-19.
Os ventiladores pulmonares, adquiridos pela Secretaria Saúde do Estado de São Paulo, têm um custo unitário de R$ 97.812,00 e chegaram ao Hospital escoltados por forte esquema da Polícia Militar para inibir o risco assaltos, que têm sido constantes devido ao alto custo do equipamento e excesso da demanda.
Os equipamentos já passaram a fazer parte do patrimônio do HMSI. Foram instalados e testados e já estão aptos a funcionar, possibilitando a ampliação do número de pacientes atendidos. ‘O ventilador pulmonar serve para auxiliar os pacientes com insuficiência respiratória. O aparelho administra a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controla a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio. No caso da covid-19, o ventilador ajuda a manter o paciente vivo, enquanto outros procedimentos são usados para combater a infecção viral’, explica o coordenador do HMSI, o médico Jeyner Valerio Júnior. O Brasil contabiliza pouco mais de 65 mil ventiladores pulmonares em funcionamento, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Compartilhar

Leave a Reply