HMSI realiza procedimento inédito em Jaboticabal para paciente com AVC Isquêmico

De 23 de julho de 2019Notícias

A equipe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologista Intervencionista do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) realizou, nesta segunda, 22, procedimento de fechamento (oclusão) do Forame Oval Patente em um paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. O tratamento, de alta complexidade, foi realizado pela primeira vez em Jaboticabal e considerado bem-sucedido. Seu objetivo é evitar um novo episódio de AVC Isquêmico no paciente.

O Forame Oval Patente (FOP) é uma abertura que se dá entre os átrios esquerdo e direito do coração, que ocorre em cerca de um quinto da população adulta. Normalmente não apresenta sintomas, mas esse orifício pode ser responsável por um AVC isquêmico em pessoas acometidas pelo episódio quando não há outro motivo aparente.

O procedimento é eletivo e foi realizado em um paciente da Unimed Jaboticabal. Ele é feito por meio da introdução de uma agulha na veia femoral (punção venosa), na perna, onde é inserido um cateter com uma prótese, e deslocado até o átrio esquerdo, no coração. Todo o processo é acompanhado por meio de imagens fornecidas pela escopia do equipamento de hemodinâmica e por ecocardiograma.

“O procedimento é pouco invasivo, realizado por meio de uma intervenção percutânea (punção na pele para acesso aos órgãos internos), e mais seguro que uma cirurgia tradicional. O paciente permanece o tempo todo sedado, e, geralmente, em até 24 horas ele pode ir para casa”, afirma um dos médicos responsáveis pelo serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Dr. Rafael Brolio Pavão, e um dos que conduziram o procedimento.

“É uma conquista para nós, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, poder oferecer mais um serviço de alta tecnologia. Esse procedimento ajuda nosso hospital a subir mais um degrau na oferta de serviços em saúde de alta complexidade para a microrregião”, ressalta Dr. Jeyner Valério Júnior, coordenador do HMSI.

Todo o procedimento foi realizado pela equipe composta pelos médicos cardiologistas Dr. Rafael Brolio Pavão e Dr. Elias de Mello Ayres Neto, e acompanhado por equipe de enfermagem e ecocardiografista.

O que é o FOP

O Forame Oval Patente é uma comunicação existente entre os átrios direito e esquerdo do coração. Ele se desenvolve durante a gestação, no feto, e na maioria das pessoas se fecha naturalmente. Em cerca de um quinto da população, no entanto, ele continua presente na vida adulta.

O AVC Isquêmico se dá quando uma artéria do cérebro se fecha. Quando ele é causado por FOP, é quando há a passagem de um coágulo (trombo) do lado direito para o lado esquerdo e, daí, para o cérebro, resultando, consequentemente, no episódio de acidente vascular com bloqueio de artéria.

O simples fato do FOP estar aberto não é indicativo para que o procedimento seja realizado, e, sim, a ocorrência do AVC Isquêmico, principalmente em pacientes que não se enquadrem em fatores de risco tradicionais, ou seja, mais jovens, sem quadro de hipertensão ou diabetes e sem fibrilação atrial no coração.

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é oferecido em Jaboticabal desde o início de 2017 por meio de parceria entre a Unimed Jaboticabal, o Hospital e Maternidade Santa Isabel e a Clínica CardioVida, de Ribeirão Preto.

Possibilita a realização de procedimentos como o cateterismo cardíaco e implante de stent coronariano. Também auxilia o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças, de maneira minimamente invasiva, através dos vasos sanguíneos, sem necessidade de cirurgia.

A oferta desse serviço no município evita a necessidade de deslocamento dos pacientes e abrevia o tempo entre os primeiros socorros e o procedimento. Os recursos humanos e tecnológicos do novo serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista são os mesmos prestados pela equipe CardioVida, que atua no setor de Hemodinâmica em Ribeirão Preto. 

Junte-se à discussão 2 Comentários

Deixe seu comentário