Mostrar Aviso Skip to main content

Fé e gratidão marcam homenagem à padroeira do HMSI e despedida emocionante do Padre Elliel

By 17 de novembro de 2025Notícias

Em uma manhã de profunda emoção e fé, o Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) celebrou na manhã de 17 de novembro, a Missa em homenagem a Santa Isabel da Hungria, santa que inspira o nome e a missão da instituição. O ato de fé, realizado na entrada do Hospital, reuniu dezenas de fiéis, colaboradores e membros da comunidade.

Contrariando as previsões de chuva, o tempo ficou firme para a  celebração conduzida pelo Padre Elliel Moreira, em sua última Missa como pároco da Paróquia São Benedito. Em um momento de oração que tocou a todos, Padre Elliel pediu: “Rezemos por esta casa, por todos os seus colaboradores, benfeitores, funcionários, doentes e por todos nós que precisamos deste lugar. Rezemos também por aqueles que já precisaram desta casa e já partiram, que não estão mais nesta terra, mas que colaboraram direta ou indiretamente com esta instituição.”

A Missa deste ano teve um simbolismo especial. Além de marcar a despedida do Padre Elliel – que foi homenageado com orações de gratidão por sua presença constante junto ao leito dos enfermos –, foi a primeira celebração a contar com o altar adornado com a nova imagem de Santa Isabel, doada por Fernando Aparecido Ferraz, ex-paciente do Hospital.

Em sua homilia, o Padre Elliel reforçou a missão singular do HMSI. Ele lembrou que as paredes do Hospital registram a história da comunidade, sendo palco de momentos dramáticos de dor e perda, mas também de grande alegria, com nascimentos, curas e superações. O sacerdote ressaltou, ainda, o papel social do HMSI, que atende a toda a comunidade, tendo sido uma instituição que antecipou o Sistema Único de Saúde (SUS) ao abrir suas portas a todos, com ou sem plano de saúde. Ao final, o Padre Elliel pediu o apoio especial da comunidade ao corpo clínico e a todas as equipes para que prossigam em sua nobre missão de atender à saúde.

A presença de colaboradores, que se ausentaram temporariamente de suas funções para comungar deste ato de fé, demonstra a força da comunidade e o profundo respeito que o Hospital mantém por suas raízes e sua vocação de servir.