Mostrar Aviso Skip to main content

A utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs, é condição de trabalho no Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI.

O uso do EPI é indispensável para diminuir as ocorrências de ferimentos, doenças ou até mortes. Além disso, em casos de acidentes, esses dispositivos oferecem grande segurança aos usuários. Vale ressaltar que o uso dos EPIs adequados proporciona maior conforto e bem-estar para os trabalhadores.

O Hospital fornece dos EPIs e treina seus colaboradores sobre a forma correta de utilização desses equipamentos. São responsabilidades de cada colaborador participar dos treinamentos, usar a proteção sempre de acordo com os riscos do seu setor e atividade e conservar os seus equipamentos em perfeitas condições de uso.

A lei do EPI faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é um importante instrumento de proteção da segurança de quem trabalha. Trata-se da norma máxima sobre o uso de equipamentos de proteção individual. O uso deles passou a ser obrigatório com a Lei 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela Norma Regulamentadora – NR-6.

Quando o empregado recebe da empresa o mandamento de ir ao treinamento e não vai, pode ser enquadrado como insubordinado e ser punido por isso.

  • Advertência verbal
  • Advertência por escrito

O descumprimento da Lei que determina o uso de EPIs pode gerar:

  • Advertência verbal
  • Advertência por escrito
  • Suspensão e desconto de dias de salário
  • Demissão por justa causa.

Vamos disseminar a cultura da prevenção em nosso ambiente de trabalho.