HMSI - Cadastro de Doulas

MELHOR PARTO

Uma iniciativa pioneira do Hospital e Maternidade Santa Isabel.

PROGRAMA MELHOR PARTO

O Programa Melhor Parto, uma iniciativa pioneira do Hospital e Maternidade Santa Isabel, foi implantando em 2012 com o objetivo de aumentar o número de mulheres em Jaboticabal e região que dão à luz via parto normal.

O compromisso da diretoria do Hospital é oferecer uma excepcional experiência do cuidado materno-infantil, que encante as nossas gestantes e famílias, sempre com segurança.

A equipe médica foi unificada, garantindo plantão presencial com médico obstetra e pediatra 24 horas no hospital, que recebeu investimentos para a humanização do parto para oferecer acolhimento, saúde, conforto e segurança à mulher e ao bebê.

Família e pais participam mais ativamente dos nascimentos e ficam próximos à gestante durante todo o processo. Mães e filhos estreitam o contato e podem ficar juntos a partir do nascimento. Parto normal significa maior respeito à natureza da mulher e do bebê.

Para se adequar ao novo modelo, a maternidade contou com investimentos que ajudaram a incorporar novos itens de apoio, como bolas e banquetas e o sonar (espécie de monitor fetal à prova d´água) para permitir o parto dentro da água.

AS VANTAGENS DO PARTO NORMAL

  • Proporciona recuperação pós-parto praticamente imediata e a mulher pode retornar à sua vida normal bem mais rápido e com menores riscos de infecção hospitalar.
  • O início das contrações é uma espécie de aviso para que o bebê se prepare, tendo menos problemas de adaptação na vida fora do útero.
  • O parto normal não atrapalha a vida sexual.
  • Com o parto normal ao passar pelo canal do parto o bebê sofre compressão do tórax o que elimina boa parte do líquido amniótico que traz nos pulmões favorecendo a respiração.
  • Psicologicamente, a interação mãe-bebê é muito favorecida. O bebê pode mamar já na sala de parto.
  • No parto normal, o corpo da mulher também se prepara para amamentação e a descida do leite materno é mais rápida, garantindo o início precoce da amamentação.
  • Diminui as taxas de depressão pós-parto e aumenta o vínculo mãe e bebê, auxiliando na recuperação da auto estima e empoderamento feminino.

Saiba mais

Os profissionais passaram a ser melhor remunerados por aderirem ao sistema, e médicos e equipe de enfermagem foram capacitados e participaram do estabelecimento de protocolos para atenção à gestante.

O cordão umbilical, que por meses uniu a mãe e a criança, só é rompido quando deixa de pulsar e muitas vezes é oferecido ao pai o corte do cordão, eternizando esse elo tão importante na memória afetiva de mães e filhos.

O Programa Melhor Parto não obriga a gestante a dar à luz por parto normal, mas estabelece que ela entre em trabalho de parto. A medida evita os partos com hora marcada, de bebês prematuros, que trazem sérias repercussões para o desenvolvimento e a saúde futura do bebê, como o desenvolvimento de alergias, a redução do vínculo materno infantil, a dificuldade para a amamentação e decorrentes riscos para a saúde mental.

O Programa respeita os casos de indicação obstetras que orientam para a necessidade dos partos cirúrgicos, e a futura mamãe realiza consultas com os médicos da equipe que é mantida de plantão na Maternidade Santa Isabel. O objetivo é que a mulher possa conhecer os profissionais que estarão a postos quando entrar em trabalho de parto, garantindo tranquilidade necessária para esse momento tão importante.

Para se adequar ao novo modelo, a maternidade contou com investimentos que ajudaram a incorporar novos itens de apoio, como bolas e banquetas e o sonar (espécie de monitor fetal à prova d´água) para permitir o parto dentro da água. Um acompanhante indicado pela futura mamãe observa todo o trabalho de parto, permanecendo ao lado da gestante na maternidade no pós-parto.

O cartão pré-natal da gestante reúne todas as informações relevantes para a saúde da mulher e bebê e também foi unificado. São oferecidos cursos de gestantes para orientar as futuras mamães sobre os benefícios do parto normal e informar sobre os procedimentos.

Depoimentos emocionantes

Clique e confira os depoimentos de mães que deram à luz no Hospital e Maternidade Santa Isabel.

CADASTRAMENTO DE DOULAS

O Hospital e Maternidade Santa Isabel de Jaboticabal – HMSI está cadastrando doulas habilitadas em curso. O cadastro é imprescindível para que as doulas escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes possam prestar suporte no ambiente do HMSI, sem vínculo de trabalho com o hospital.

O cadastramento visa, principalmente, assegurar que todas as profissionais que quiserem atuar junto ao HMSI, tenham a formação e o preparo adequado, o que reforça o papel da instituição na qualidade e segurança do atendimento das gestantes e neonatos em todos seus procedimentos de saúde.

Além disso, o cadastro oportuniza o primeiro contato da doula com a equipe médica e de enfermagem, o que é considerado muito importante, uma vez que estarão lado a lado no momento do trabalho de parto e nascimento do bebê.

Com a admissão de doulas no momento do parto, o Hospital e Maternidade Santa Isabel de Jaboticabal atende a nova diretriz instaurada pelo Ministério da Saúde em março de 2017. O HMSI foi pioneiro em todo o país na redução de altos índices de intervenções consideradas desnecessárias, entre as quais cesarianas e episiotomias.

Para se cadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos no HMSI:

  • CPF (cópia simples)
  • RG (cópia simples)
  • Comprovante de endereço (cópia simples)
  • Certificado da Capacitação como Doula (cópia autenticada)
  • Carta de referência de um médico (cópia autenticada ou original)
  • Carta de uma gestante atendida por você (cópia autenticada ou original)

NOTÍCIAS

Informações atualizadas para um diálogo permanente com a comunidade.