HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

O Hospital e Maternidade Santa Isabel conta com serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, atendendo casos de infarto agudo do miocárdio, bem como outras condições que exijam a mesma estrutura, tais como: cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografias, tratamento de doenças nas valvas do coração, tratamento de arritmias com eletro fisiologia e implante de marca passo.

Mesmo com fatores de risco muitas vezes evitáveis, como o tabagismo, obesidade, o sedentarismo, o estresse, o diabetes, o colesterol e a hipertensão descontrolados, o Infarto do Miocárdio – condição na qual ocorre entupimento das artérias do coração – persiste como a principal causa de morte no mundo.

O tratamento, antigamente resumido ao repouso e à utilização de medicações para afinar o sangue, foi aprimorado com o decorrer do tempo. A cirurgia de revascularização miocárdica, por exemplo, na qual a caixa torácica é aberta e o coração é exposto para se realizar as conhecidas “pontes”, pode ser destacada como um grande avanço nesse processo. Em seguida, um novo medicamento, com ação capaz de dissolver o trombo (trombolítico), reforçou o arsenal terapêutico disponível para combater o problema.

Para saber mais:

Há 40 anos, foi realizada a primeira Angioplastia Coronariana, um marco na história da Medicina.

Desde então, o desenvolvimento da “Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista” vem contribuindo de forma significativa para melhorar a segurança e a eficiência desse tipo de intervenção. Dedicada ao estudo e ao tratamento de inúmeras patologias cardiovasculares através de cateterismo e angioplastia (técnica minimamente invasiva, somente com anestesia local, onde se introduz um cateter pelo braço ou pela perna que vai até o coração), a especialidade conseguiu diminuir em quase dez vezes as estatísticas de letalidade da doença, antes próxima dos 30%. Quanto mais rápida a ação for tomada, maiores são os benefícios para os pacientes. Portanto, é fundamental procurar imediatamente uma assistência médica quando se apresenta algum dos sintomas que possam sugerir infarto:

  • dor no peito (que pode irradiar para o pescoço ou braço)
  • dormência no braço esquerdo
  • falta de ar
  • mal estar
  • suor frio