Em tempos de Covid, chamadas de vídeo aproximam familiares e pacientes no Hospital e Maternidade Santa Isabel

By 10 de dezembro de 2020Notícias

Chamadas por vídeo são capazes de atenuar a angústia das famílias com pessoas internadas em estado de isolamento no Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI. Há cinco meses, o Hospital e Maternidade Santa Isabel implantou o seu Núcleo Interno de Regulação – NIR que, tem importantes funções e entre elas, a humanização da atenção ao paciente.

A coordenadora do NIR, Juliane Cardoso de Oliveira, conta que o Núcleo é responsável por informar as famílias sobre o estado de saúde e evolução dos pacientes internados nas enfermarias, no Centro de Terapia Intensiva e também na Unidade Covid.

“Temos trabalhado também  em altas qualificadas. Nossa missão é preparar a família para os cuidados diários para receber aquele paciente que já não precisa permanecer no Hospital para se recuperar. O NIR orienta as famílias desde os alimentos mais indicados, sua forma de preparo até ações da vida diária, como banho e o acompanhamento para os primeiros passos dos pacientes. As famílias vão até o hospital para que recebem informações dos profissionais que integram a equipe multidisciplinar de cuidados com os pacientes.”, conta Juliane.

E o vínculo formado entre pacientes, famílias, e profissionais da área de saúde do HMSI, permanece até mesmo tempos depois da alta, como conta Vinícius Alex de Oliveira Toguchi, assistente do  NIR: “nestes cinco meses, temos muitos casos. Entre eles, o caso de uma paciente de 82 anos que permaneceu internada por mais de 70 dias em estado grave na Unidade Covid. Ela conseguiu  se recuperar. A família recebeu todas as orientações para uma alta qualificada. A paciente deixou o Hospital sem conseguir caminhar e nem mesmo se alimentar por via oral. E foi um caso emocionante, porque já está dando seus passos e se alimenta normalmente. O mais gratificante é que continuamos a receber mensagens de carinho e reconhecimento de sua família. Isso nos deixa felizes”. Vinícius conta que chegou a receber convite para o casamento de um paciente.

“Tentamos confortar os paciente e familiares com pequenos gestos. A humanização da assistência é fundamental para a evolução do paciente”, informa Arlene Caiafa, Administradora Executiva do HMSI.

O NIR também é responsável pela gestão de leitos no Hospital. É o setor que organiza a transferência de pacientes via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROS para pacientes SUS, e também para planos de saúde privados atendidos pela instituição, além da recepção a pacientes transferidos.

 

Serviço

Diariamente o Hospital e Maternidade Santa Isabel presta informações sobre o estado de saúde e evolução dos pacientes para familiares, em horários pré-estabelecidos.

Das 11 às 12 horas os familiares podem obter por telefone informações mais sucintas sobre o estado de saúde dos pacientes.  Às 15 horas são transmitidas informações dos pacientes internados na Unidade Covid, informamos quadro e evolução de cada paciente, baseados em orientações médicas.

Das 17 às 18 horas é o período de visita aos pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva –  CTI, quando familiares obtém informações sobre os pacientes diretamente com os médicos responsáveis.

Compartilhar

Leave a Reply